Coordenador : Renata Cazarini de Freitas
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390143.2201.270925.24022023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo do projeto é o mais amplo e variado possível. O acesso é livre e gratuito. Quanto maior a representatividade da comunidade tanto melhor. Contudo, é preciso reconhecer que as atividades do cineclube, ou por seu teor específico, ou por que se dão dentro da UFF, tendem a atrair uma audiência composta de universitários/as ligados/as às áreas das Humanidades.
Local de atuação: O projeto conta com a infraestrutura do do Instituto de Letras no campus do Gragoatá, em Niterói. No Auditório Macunaíma (Bloco B) serão realizadas as sessões de exibição dos filmes seguidas de debates. A/o bolsista contará com a sala do Laboratório de Estudos Clássicos (Bloco C) para realizar tarefas outras, como as curadorias digital e de conteúdo, reuniões com a equipe curatorial etc.
Objetivo
O principal objetivo deste projeto é fomentar a discussão de temas críticos para a sociedade de hoje nos campos dos direitos humanos e justiça a partir da experiência coletiva do cineclubismo. Com a proposta apresentada, a UFF cria a oportunidade de construção coletiva de conhecimento a partir da ação curatorial de discentes, que projetam em suas escolhas culturais o seu sujeito social. Essa interlocução com a comunidade a partir da curadoria participativa discente é um passo adiante num projeto de extensão que completará cinco anos em abril de 2023. Todo o histórico está documentado no site e pode ser consultado em https://cineclubematrizesclassicasuff.wordpress.com/sobre/ Os temas centrais na programação de 2023 mobilizam debates sobre as políticas sociais para a comunidade LGBTQIAP+, especificamente, seus direitos civis e sociais, e o conceito de justiça a partir do trágico, confrontando sua representação nos filmes selecionados e a realidade do momento no Brasil e no mundo. Os debates não se limitam a discutir a mitologia da Antiguidade como ela poderia ser vista há milênios. Interessa ao Cineclube Matrizes Clássicas confrontar o passado com o presente, o antigo com o atual. Acredita-se que, se a interação dialógica com a comunidade externa à UFF não tiver o alcance esperado, ainda assim, a hegemonia docente terá sido rompida com a curadoria participativa discente. Outro objetivo, que não se pode chamar de secundário, é promover a transdisciplinaridade, vocação natural dos Estudos Clássicos (Letras, História e Filosofia), extrapolando as disciplinas acadêmicas para adentrar no campo de atividades profissionais correlatas, como a produção de crítica e informação jornalística, no trânsito entre as Letras, a Filosofia, a Comunicação, o Cinema. Essa proposta de interprofissionalidade pode ser confirmada pela representatividade discente e docente no projeto, com curadores das Letras, Filosofia, Comunicação e Cinema, bem como mediadores dessas áreas convidados para os debates. Por fim, mas não menos importante, a proposta deste projeto de extensão é tentar também recuperar o hábito da frequência à sala escura de cinema, experiência única de imersão na chamada sétima arte, tão distante da prática do streaming e da mobilidade. A interação com o filme exibido ininterruptamente é capaz de mover outras sensibilidades.
Resumo
O projeto de extensão Cineclube Matrizes Clássicas, vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFF, no campus do Gragoatá, em Niterói, desde sua criação, em 2018, passa por uma curadoria docente colaborativa. Neste ano, no entanto, a proposta foi reelaborada como curadoria participativa discente. Um grupo de alunas e alunos que se aproximaram do projeto em 2022 aceitou os desafios tanto de propor uma programação de filmes, atuando como curador de conteúdo, como de mobilizar e monitorar redes sociais vinculadas, assumindo, assim, o papel de curador digital. Neste mundo de excesso de dados, a curadoria assume papel relevante nos processos de ensino-aprendizagem (https://ieducacao.ceie-br.org/curadoria/) e é a espinha dorsal deste projeto de extensão. A prática cineclubista se apresenta como oportunidade de construção coletiva de conhecimento, já que, a cada exibição, acontece, adicionalmente, debate público com docentes convidados. Em 2023, a equipe curatorial propõe: 03/05: O farol (2019, 109 min., de Robert Eggers)/mito de Prometeu; 07/06: Retrato de uma jovem em chamas (2019, 122 min., de Céline Scianna)/mito de Orfeu; 05/07: O funeral das rosas (1969, 105 min., de Toshio Matsumoto)/mito de Édipo; 06/09: O sacrifício do cervo sagrado (2017, 121 min., de Yorgos Lanthimos)/mito de Ifigênia; 04/10: Um olhar a cada dia (Regard D’Ulysse, 1995, 178 min., de Theo Angelopolous)/mito de Odisseu/Ulisses; 01/11: Oldboy (2003, 120 min., de Park Chan-Wook)/mito de Édipo. Os filmes serão exibidos sempre às quartas-feiras, às 18 horas, no auditório Macunaíma, com acesso livre e gratuito também à comunidade externa.